Projetos Sociais

 

 

 

Seniores altamente qualificados vencem o abandono escolar precoce.

  • Um projeto inovador de solidariedade intergeracional, de partilha de conhecimentos, experiências. Uma aliança fundamental entre passado e presente na construção do futuro.
  • Seniores que aliam a experiência global da vida do saber-ser para o interior da escola, isto é todo o património de uma vida individual e social, o que é uma riqueza maior.
  • Seniores disponíveis para continuar a aprender a ser Mentores de crianças em risco de abandono escolar precoce.

Um duplo desafio na sociedade portuguesa

Abandono escolar precoce

  • Portugal regista níveis preocupantes de abandono escolar precoce.
  • Mais de metade da população adulta residente não terminou o ensino secundário.
  • Em Portugal mais de 30% dos jovens com 15 anos já teve pelo menos uma retenção escolar e 7,5% mais que uma retenção.
  • Estudos demonstram que a retenção é a medida mais cara e com menos eficácia educativa.
  • A desigualdade continua a ser transmitida de geração em geração, as crianças provenientes de contextos sociais desfavorecidos apresentam em média piores resultados escolares.
  • Portugal é o país europeu com maior correlação entre insucesso escolar e contexto social desfavorecido.

Envelhecimento Ativo

  • O aumento da esperança média de vida traz novos desafios à sociedade.
  • Os orçamentos dos Governos preocupam-se mais em aliviar os custos com as pensões do que em conceber soluções para adequar o mercado de trabalho ao envelhecimento ativo da população.
  • Devido à recente crise económica, as empresas dispensaram trabalhadores, com formação superior e importante know-how acumulado ao longo da vida.
  • Há uma crescente parte desta população, com competências e motivação para contribuir de forma produtiva na sociedade.
    Portugal é dos países europeus com a mais reduzida oferta para formar cidadãos para integrarem programas de coesão social.

Assenta em três pilares, professor, família e mentor, que cooperam entre si e estão presentes em todas as etapas do trabalho de implementação do programa de mentoria.

Objetivos

Ao nível dos Mentores :

  • Aproveitar o potencial de uma camada da população altamente qualificada e com uma longa e rica experiência de vida, que se encontra desempregada, em situação de pré-reforma, ou com disponibilidade, e envolvê-la num projeto de coesão social;
  • Capacitar um grupo de pessoas com conhecimentos e ferramentas que lhes permita preparar e desenvolver as sessões de mentoria com as crianças, contribuindo assim para a aprendizagem ao longo da vida;
  • Reforçar a solidariedade entre gerações.

Ao nível dos encarregados de educação :

  • Envolver o encarregado de educação e obter o seu compromisso para reforçar em casa o trabalho desenvolvido nas sessões de mentoria com o seu educando;
  • Promover o desenvolvimento das competências individuais dos EE para apoiarem os seus educandos no processo educativo.

Ao nível das crianças :

Apoiar, motivar, orientar e acompanhar um grupo de crianças, indicadas pelos professores, para que as mesmas melhorem as suas competências nas seguintes áreas:

  • Definir objetivos de melhoria, manter o foco;
  • Ultrapassar dificuldades;
  • Reforçar a sua autoestima e desenvolver competências sociais;
  • Crescer através da experiência e autoconsciência tornando-as mais motivadas e responsáveis.

Mentores que fazem a diferença

A formação dos mentores é uma das prioridades do “Todos Presentes!”
Proporcionar os conhecimentos, técnicas e recursos que capacitam para o bom desempenho da função de mentor a par de uma cultura que promove o trabalho de equipa, a partilha e a entreajuda, são a base do sucesso do programa de mentoria.

Formação e trabalho de equipa na base do sucesso

A formação dos mentores é uma das prioridades do “Todos Presentes!”
Proporcionar os conhecimentos, técnicas e recursos que capacitam para o bom desempenho da função de mentor a par de uma cultura que promove o trabalho de equipa, a partilha e a entreajuda, são a base do sucesso do programa de mentoria.

O processo de mentoria

O conhecimento e a experiência acumuladas como um dom, um meio de ajudar outros, abrindo espaço para que a criança inicie uma nova jornada.
Não se trata de ensinar matérias curriculares, mas de ajudar a criança a encontrar respostas dentro dela para ultrapassar dificuldades com recurso a métodos e técnicas que estimulam a criança à auto-descoberta e a dar o seu melhor.

Os Resultados alcançados são o nosso melhor estímulo para continuarmos a trabalhar

O que dizem os encarregados de educação do “Todos Presentes!”?

Como se pode observar na tabela abaixo, a média das avaliações dos EE dadas a cada questão é significamente positiva, situam-se entre 4.7 e 5, numa escala de 1 a 5.
Estes resultados são bastante encorajadores e motivam-nos a continuar a trabalhar.

Alguns dos testemunhos deixados pelas mães :

“O mais importante foi o “D” ter recuperado a auto-estima e ter criado laços que fizeram com que ele aprendesse valores.”

“A criança consegue exprimir os seus sentimentos, coisa que antes não o fazia.”

“O mais importante foi a mentora, não sei o que vocês fizeram com ela, mas foi muito bom.”

“A filha está mais responsável, mais confiante de si mesma. Já sabe ler, vê-se alegria ao falar da mentoria.”

“Na minha opinião foi tudo importante, porque nota-se que as crianças estão mais felizes! E a felicidade das nossas crianças, é a nossa felicidade!”

O que dizem as crianças do “Todos Presentes!”?

 Também as crianças tiveram oportunidade de avaliar a sua participação no programa de mentoria e o trabalho com o seu Mentor. Numa escala de um a quatro, as crianças avaliaram um conjunto de questões e os resultados obtidos são, mais uma vez, significamente positivos.

Alguns dos testemunhos deixados pelas crianças à questão : “Na tua opinião, o que foi mais interessante nas aulas de mentoria ?”

“O mentor ajudou-me a não discutir com os outros.”

“Tudo, porque foi tudo para o meu bem.”

“Os trabalhos com a plasticina. Ter estudado.”

O testemunho deixado pela equipa que compõe o corpo docente sobre o maior contributo do “Todos Presentes!” para a escola :

“O maior contributo do projeto foi permitir aos alunos serem escutados e ajudados naquilo que estes sentem que são as suas reais necessidades. Permitiu ainda, em alguns casos, conhecer melhor a realidade dos Encarregados de Educação e dos alunos.”

“Foi o facto dos alunos em causa terem alguém que lhes desse atenção e os ajudasse em alguma coisa que precisassem. O facto de haver essa disponibilidade fez com que os alunos ganhassem maior auto estima. Foi também importante os alunos verificarem que o professor estava em ligação com o projeto e sabia o que aí se passava.”

“Foi um projeto que veio ajudar e apoiar muito o interesse da criança pela escola e contribuir também para a sua auto estima e confiança bem como na formação cívica.

“Dar oportunidade à criança e criar-lhe um espaço onde ela podia exprimir-se com mais segurança e à vontade.”

Todos Presentes! – Uma relação em que todos ganham

Não é só a criança que obtém benefícios com o processo de mentoria. As relações com as famílias destas também saem reforçadas, assim como com o corpo docente que tem no Mentor um aliado no processo formativo da criança.

Também os Mentores experienciam momentos de desafio e autossuperação, no processo de mentoria a relação é de Win-Win.
 “O sentimento de que fomos capazes de contribuir para o crescimento de outro ser humano, é uma experiência por si só gratificante. A realização pessoal que advém do facto de estar a contribuir para o sucesso de uma geração mais nova é o maior ganho que o Mentor obtém ao fazer parte do “Todos Presentes!”.
(Cristina Alves, Autora e Coordenadora do projeto “Todos Presentes!”)

Parceiros

Associação Tito de Morais, entidade promotora do “Todos Presentes!”, lançou o projeto-piloto no ano-letivo 2016-2017 com a parceria do Agrupamento Fernando Pessoa e Junta de Freguesia do Parque das Nações (JFPN).
No ano-letivo 2017-2018, o departamento de educação da Câmara Municipal de Lisboa vem a ser o principal parceiro do projeto e a JFPN consolidou a sua posição de parceiro fundador.
Ainda nesse ano letivo, a Raiz Editora contribuiu com materiais de suporte às sessões de mentoria.
Para o ano-letivo 2018-2019 contamos com um novo parceiro, a Associação Ministério Público Solidário cujo contributo torna possível a realização de atividades de caráter formativo realizadas em horário extraescolar, assim como a oferta de material pedagógico de apoio às sessões de mentoria.

A Associação Tito de Morais agradece a todos os parceiros que contribuem para que o “Todos Presentes!” se afirme ao nível das atividades extracurriculares, como promotor do sucesso escolar e de construção de seres humanos.

Se gostava de ser mentor ou dar o seu contributo financeiro ou outro para apoiar o “Todos Presentes!”, por favor contacte-nos: